Inserir dados da Minha Obra

Financiamento de projetos de edificações sustentáveis

Financiamento de projetos de edificações sustentáveis

O desenvolvimento sustentável, em alta atualmente, atrai empreendedores e instituições financeiras, impulsionando mudanças no mercado imobiliário. Transformações significativas estão ocorrendo na cadeia da construção e entre os bancos, que passam a oferecer produtos financeiros para apoiar projetos com certifica ções verdes. Essas iniciativas estão alinhadas com o movimento ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), que influencia práticas de negócios em todo o mundo.

No contexto do financiamento de projetos de edificações sustentáveis, diversos agentes desempenham papéis essenciais. O Sistema Nacional de Fomento (SNF), bancos multilaterais de desenvolvimento (BMD), bancos de desenvolvimento bilaterais, bancos privados e o governo são os principais stakeholders desse sistema financeiro.

O SNF, composto por várias instituições financeiras públicas e privadas, têm um papel crucial no financiamento de projetos estratégicos, na descentralização e na execução de políticas públicas em todo o país. Tem como missão promover o desenvolvimento brasileiro. Os BMDs têm a capacidade de catalisar financiamentos privados (pessoa jurídica) enquanto os bancos de desenvolvimento bilaterais apoiam o financiamento de projetos de desenvolvimento em países externos aos de suas origens.

Os bancos privados, por sua vez, oferecem condições financeiras diferenciadas para empreendimentos certificados com padrões verdes, como EDGE, Aqua – HQE e GBC Brasil Condomínio. Esses produtos permitem, por exemplo, financiar até 100% dos custos da obra e oferecem benefícios adicionais, como liberação de recursos com apenas 1% de conclusão do projeto, tornando-os mais atrativos em comparação com as opções convencionais.

Os governos desempenham um papel significativo no financiamento climático, com o governo federal e os governos municipais oferecendo programas de financiamento para projetos climáticos.

Uma outra possibilidade interessante são os Green Bonds, títulos verdes, que surgem como uma ferramenta financeira que combina investimentos com metas ambientais. Eles arrecadam fundos para apoiar projetos sustentáveis, incluindo aqueles no setor de construção civil. No Brasil, várias instituições financeiras promovem projetos de financiamento sustentável na construção civil.

Os Green Bonds são regulamentados por diretrizes voluntárias, como os Green Bond Principles, desenvolvidos pelo International Capital Market Associa tion (ICMA), garantindo a transparência e a integridade desses instrumentos.

Esses títulos verdes são usados para financiar uma variedade de projetos sustentáveis na construção civil, incluindo construção e renovação sustentáveis, edificações certificadas e projetos de gerenciamento de resíduos. Essas iniciativas exemplificam os esforços bem-sucedidos no mercado da construção civil.

O financiamento sustentável desempenha um papel fundamental na indústria da construção civil, promovendo práticas responsáveis em relação ao meio ambiente, incentivando a inovação, reduzindo riscos financeiros, garantindo a conformidade regulatória, facilitando o acesso a mercados e investimentos e atendendo aos critérios ESG, que estão se tornando cada vez mais importantes para investidores e instituições financeiras.

COMPARTILHE SEU CASE CONOSCO

Gostaria de compartilhar o seu estudo de caso?
Envie um email para comasp@sindusconsp.com.br

COMPARTILHE SEU
CASE CONOSCO

Gostaria de compartilhar o seu estudo de caso?
Envie um email para comasp@sindusconsp.com.br