Inserir dados da Minha Obra

Aquecimento solar passivo

Recomendado para as regiões que apresentam clima frio em algumas partes do ano, esse recurso visa reduzir o uso e a necessidade de sistemas de aquecimento artificial. Ocorre a partir do acesso da radiação solar diretamente ao interior do edifício ou da área que se deseja aquecer, normalmente por meio de aberturas laterais ou zenitais (janelas, peles de vidro, claraboias etc.).

O “efeito estufa” gerado por materiais translúcidos e transparentes consiste na retenção de calor no ambiente a partir da entrada direta de energia solar. A boa aplicação desse recurso requer considerável isolamento térmico da envoltória, de forma a evitar grandes perdas de calor.
Para climas onde há calor no verão, mas frio no inverno, devem ser projetados dispositivos de sombreamento de forma que o sol seja bloqueado nos períodos mais quentes, mas consiga deixar entrar o calor do sol no inverno.

Para aproveitar o calor do sol nos períodos frios, devem ser projetadas áreas envidraçadas nas fachadas norte e oeste. O projeto deve ser feito com cuidado em climas quentes, onde será preciso otimizar o equilíbrio entre a entrada de calor no verão e no inverno.