Inserir dados da Minha Obra

Sombreamento

O sombreamento é uma das mais importantes estratégias, dado o clima brasileiro, o calor proveniente do sol e a frequente necessidade de bloqueá-lo. Em climas quentes, pode ser utilizado conjuntamente com medidas de resfriamento passivo, enquanto, em climas frios deve ser aplicada de modo bastante planejado, de forma que não impeça o aquecimento da edificação nos meses de menor temperatura.

São diversos os dispositivos que podem ser utilizados para sombreamento, sendo os melhores aqueles que barram a radiação solar desde o meio externo, tais como terraços, marquises, beirais e proteções solares (brises fixos ou móveis e muxarabis) – que devem ser desenhados com base na carta solar do local. A vegetação externa é também uma ótima ferramenta de sombreamento. É preciso, no entanto, atentar-se à aplicação integrada desses instrumentos às estratégias de iluminação natural, de forma que se atinjam níveis adequados no interior da edificação.

Já que a posição do sol em relação ao planeta se altera ao longo do ano, o projeto de sombreamento deve ser feito em conjunto com a carta solar. A carta solar permite que o dispositivo de sombreamento seja projetado de forma que bloqueie o sol nos momentos onde ele é indesejável (quando está muito quente) e que entre nos momentos em que é desejável (quanto está frio). O horário do dia em que se tenta bloquear os raios solares também é importante de se definir: nas fachadas norte e sul, esses raios são mais fortes quando o sol está diretamente em cima. Portanto, um brise horizontal, como um terraço ou um beiral, é efetivo para proteger a janela.

Já nas fachadas leste e oeste, o sol incide na janela de lado, com mais intensidade à tarde na fachada oeste. Portanto, será preciso um brise vertical nessas fachadas.

Brises verticais

Bloqueiam o sol de manhã e
tarde nas fachadas leste e oeste.

Brises horizontais

bloqueiam o sol quando está diretamente em cima, durante o dia, por exemplos nas fachadas norte e sul.

As dimensões de projeção dos brises afetarão os horários do dia durante os quais a janela está protegida de entrada de sol, ou seja, sombreamento. O programa Sol-Ar pode ser usado para testar diferentes configurações

Sombreamento interno

Dispositivos de sombreamento internos, como cortinas e persianas, podem ser usados para controlar a entrada de radiação solar em ambientes internos. No entanto, são muito menos eficientes do que dispositivos colocados na área externa, isso porque quando expostos ao sol, se aquecem e emitem calor diretamente para o ambiente, ou seja, não barram, de fato, a chegada da radiação.

Podem ser importantes, por outro lado, para evitar ofuscamento, em casos onde não há controle externo de luz natural.

brises verticais
brises horizontais

Recomendações

Em edificações residenciais, uma das formas mais eficientes de se obter sombreamento de aberturas é através da presença de terraços e varandas. Dispositivos de sombreamento como brises, muxarabis e cobogós, também podem ser utilizados, mas podem representar custos adicionais menos atraentes.

A principal forma de se usar sombreamento em edifícios de ocupação residencial em climas quentes é de sombrear as aberturas durante o dia, durante o qual há forte incidência solar e aquecimento dos ambientes.

recomendações

Marquise – JJRR Arquitetura, México – 2014  hyper link