Inserir dados da Minha Obra

Ventilação noturna

Quando a temperatura do ar externo é menor do que a interna, o que normalmente ocorre à noite, é possível usar o recurso da ventilação noturna para resfriamento da edificação, para retirada da carga térmica acumulada durante o dia. A entrada de ar mais frio não apenas promove a diminuição da temperatura do ar, mas também resfria a estrutura construída.

É crucial adotar a ventilação noturna quando é usada a estratégia de inércia térmica, para resfriar os elementos construtivos que têm absorvido o calor durante o dia e, então, poderem absorver o calor do dia seguinte.

Deve-se ter atenção no dimensionamento e projeto das aberturas noturnas, pois é necessário que sejam integradas com uma estratégia de controle e automatização para garantir que não haja risco de segurança e/ou vento excessivo no ambiente interno.

Recomendações

Em residências, a ventilação noturna pode melhorar as condições de conforto, nesse período em que são normalmente ocupados. Assim, devem ser previstas aberturas que sejam seguras e, idealmente, impeçam a entrada de luz de manhã.

Em hotéis, a ventilação noturna pode melhorar as condições de conforto, nesse período em que são normalmente ocupados. Assim, devem ser previstas aberturas que sejam seguras e, idealmente, impeçam a entrada de luz de manhã.

Em edificações não ocupados durante a noite, a ventilação noturna pode ser muito conveniente para o resfriamento da estrutura da edificada, o que tende a diminuir as temperaturas máximas no dia seguinte.